A pesquisa “Understanding Corporate Growth Strategies” de 2022 da Gartner revela que 37% dos líderes de negócios esperam um aumento de receita de 10% ou mais no ano fiscal de 2023, enquanto outros 38% preveem um avanço na ordem de 5% a 10%. No Brasil, onde micro e pequenas empresas representam 97,4% do total¹, a necessidade de estratégias de crescimento eficazes é ainda mais urgente. Negócios que compõem os 37% — chamados de empresas de alto crescimento — adotam três práticas estratégicas para impulsionar seus objetivos, corroborando teorias consolidadas de administração e marketing, vamos conhecê-las:

1. Responsabilidade executiva coletiva pelo crescimento

Empresas de alto crescimento costumam distribuir a responsabilidade pelo crescimento entre vários executivos seniores, em vez de depender exclusivamente do CEO. Isso está alinhado com a teoria da liderança distribuída, que sugere que a responsabilidade pela liderança deve ser compartilhada entre os membros da equipe.

2. Diversificação de estratégias e portfólios

Neste aspecto, as companhias adotam uma abordagem mais diversificada em relação a suas estratégias e portfólios, explorando novas ideias e modelos de negócios e aprendendo com outras indústrias. Esta abordagem segue a teoria de marketing de Philip Kotler, que sugere que a diversificação pode ser uma estratégia eficaz para o crescimento.

3. Práticas Antifrágeis

Empresas que se destacam pelo alto crescimento incorporam práticas antifrágeis em seus modelos operacionais. Assim, se tornam mais resistentes a choques externos, e mais eficientes na utilização de recursos para obter vantagem competitiva. As práticas em questão se alinham com a teoria da antifragilidade de Nassim Nicholas Taleb, que sugere que as empresas devem se posicionar de forma a se beneficiar de eventos aleatórios e incertos.

Estratégias de crescimento ao seu alcance

Até mesmo gestores de pequenas empresas podem traduzir estas práticas em ações concretas e aproveitar seus benefícios. Veja algumas ideias práticas.

  • Para implementar a responsabilidade coletiva pelo crescimento, o gestor deve definir metas de crescimento para cada membro da equipe executiva.
  • diversificação de estratégias e portfólios pode ser alcançada com a exploração de novos mercados e oferta de novos produtos ou serviços.
  • Adotar uma abordagem flexível e adaptável aos negócios, que permita à empresa tirar vantagem de eventos aleatórios e incertos ajudará na construção do ambiente antifrágil.

Agora, recomendamos que você analise cuidadosamente suas práticas e processos. Assim, estará mais perto de aplicar as estratégias de alto crescimento dos grandes players ao seu próprio negócio.

¹ Painéis do Mapa de Empresas — Empresas & Negócios (www.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *