Assim como quase tudo pode ser observado de um diferente ângulo, cuidado, seu posicionamento pode fazer com que você seja interpretado de forma diferente do esperado. Em outras palavras, digo que a “imagem” da sua marca como você lança ao mercado é determinante dentre outras coisas para atrair perfis bem específicos de consumidor, uma faca de dois gumes.

Muitas empresas atuam sem um posicionamento bem definido, sobrevivendo graças às competências e habilidades demonstradas em seu dia-a-dia e de forma intuitiva, contudo, há uma questão cultural com bastante peso em grande parte dos pequenos empreendimentos que iniciam suas atividades, ter como combustível apenas “aquilo que se vende”, sem maiores preocupações estratégicas.

Segundo pesquisa do Sebrae-SP (2010), 27% das empresas fecham as portas ainda no primeiro ano de atividade, e os algozes das startups são a falta de clientes (29%), falta de capital (21%), falta planejamento (11%) ou burocracia (7%). Em uma breve análise com um olhar atento é relativamente simples observar que os maiores problemas possuem a solução no que é ironicamente considerado o menor deles, o planejamento. A seguir dois breves exemplos práticos sobre como o planejamento pode indicar a presença dos maiores problemas apontados.

Exemplo 1: Falta de clientes

Ausência de diferenciais + Tamanho reduzido do mercado + Grande concorrência = Alto Risco

Exemplo 2: Falta de capital

Investimento elevado para iniciar a atividade + Grande número de produtos similares + Público infiel = Alto Risco

Ao abrir um novo negócio os cuidados com a elaboração do plano de negócios, e a definição de respostas que parecem simples como “Quem é a empresa?” e “O que ela tem a oferecer?” são de valor inestimável para o empreendedor. Acredite, não saber definir sua empresa e o que ela faz é o início do que um dia pode se tornar uma gigantesca bola de neve, então um dos maiores investimentos que sua marca pode receber do criador é um estudo estratégico que determinará além do posicionamento e metodologia, metas e objetivos para médio e longo prazo.

Um plano de negócios é como um roteiro para a vida da empresa para descrever como ela inicia e também etapas previstas, momentos que não só podem como devem ser ajustados e atualizados conforme as movimentações do mercado e mudanças no ambiente de negócios. Na prática, é como ter planejado que um filho cursará os ensinos infantil, fundamental e médio, e depois ingressará numa universidade. Na última etapa descrita há uma escolha que não pode ser definida previamente, o curso a ser escolhido, que por sua vez leva à opção por pós-graduação ou MBA por exemplo.

Como você pode notar, apesar da existência de um planejamento, há escolhas que serão efetuadas com base na análise de variáveis e fatores externos, o que demonstra que o planejamento de negócios apesar de detalhado e muito bem pensado também não pode ser visto como um amontoado de objetivos e metas engessados.

Mas e o Posicionamento? Quem é ele exatamente?

Você entenderá facilmente o posicionamento se observar a Coca-Cola, que se posiciona como parte da sua vida interagindo com publicidade em datas especiais para a família como o natal, ou potencializando situações do dia-a-dia que fazem com que a primeira coisa que venha a sua mente num dia de calor extremo seja uma Coca-Cola bem gelada.

De uma forma geral a marca cria um universo onde se associa de forma conveniente a momentos divertidos e de entretenimento com Unique Selling Proposition (USP – Proposta Única de Vendas), que significa uma estratégia única, diferenciada da concorrência.

Concluindo, o posicionamento é como um produto ou marca deseja ter sua imagem ou identidade percebida pelo mercado, o que vai além do nome ou da marca como ícone ou símbolo que a representa, ele exalta os pontos mais fortes capazes de influenciar o consumidor reforçando a posição da sua marca perante a concorrência. É notável então que ao estabelecer um posicionamento inteligente e exclusivo, uma marca X se estabelecerá à frente da concorrência Y sem planejamento de negócios traçado.

Assim como cuidamos da aparência e da saúde, as marcas precisam de conteúdo capaz de garantir uma imagem sustentável para culminar na rápida identificação com o público-alvo gerando resultados positivos, então invista algum tempo em conhecer melhor sua empresa e buscar o posicionamento ideal, não espere que apenas sua nova logomarca com belas formas e cores agradáveis faça o trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *